terça-feira, 9 de setembro de 2008
PORQUE AS PIPOCAS ESTOURÃO?
A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
A QUÍMICA DA AMIZADE
Nossa amizade é como a ligação covalente, sempre compartilhando alegrias, tristezas...Nunca surgirá um radical, porque essa ligação jamais se quebrará!Sei que em alguns momentos será necessário, ver, analisar algo errado e balancear a equação, buscando o equilíbrio químico entre a gente.O meu coração para você, sempre será uma cadeia aberta, onde você sempre terá o livre arbítrio de fazer e decidir o que quiseres, sem sufoco, cobranças (cadeia fechada).Em determinadas situações haverá vários intrusos que vão querer decompor a nossa amizade...Como por exemplo, a Distólise: Ocorre a decomposição devido a distância.A Pirólise: quando a decomposição ocorre devido o amigo pirar de tanta saudade...Mas como a ligação que existe entre nós é de alma, ponte de hidrogênio, é muito difícil ser quebrada!Não é uma interação fraquinha como a de Vander Walls.Que a nossa amizade nunca evapore, mas que sempre estejamos bem unidos, no estado sólido!Como na reação de sínteses ou adição... pois existe a união de duas pessoas que reagem e formam um único produto: a AMIZADE!* * *
Oração pré-prova de QUÍMICA
O pão nox de cada dia nos boroso
Ametal.
PORQUE LEVAMOS CHOQUE AO TOCARMOS EM OUTRA PESSOA "CHOCADA"??
DO QUE SÃO FEITOS OS ADESIVOS QUE BRILHAM NO ESCURO?
CARTA DE AMOR DE UM QUÍMICO
Querida Valência,
Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irresversível entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo.
Lembro-me de que tudo começou nurânio passado, com uma arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inivitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente: " Protón, com quem tenho o praseodímio de falar? " Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro e nunca causou enhum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição. Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar de seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia aprote alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que me metais na cadeia.Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fóssemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio embora urânio de raiva.Espero que você tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre), nem com o Túlio e nem com os estrageiros ( Grmânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização, ou, pelo menos, uma grande diluição. Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descacio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumínio e estou trite porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl. Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
Abrácidos do:Lentânio.
PORQUE O VAGA-LUME ACENDE??
1) Para se defender e se reproduzir. Imagine um louva-a-deus aproximando-se de um pequeno vaga-lume “apagado”. Este não teria chance de escapar. Mas, quando ele acende sua “lanterna”, acaba assustando esse predador.
2) Os lampejos também são utilizados para atrair o sexo oposto na hora da reprodução. Para gerar luz, várias reações químicas acontecem no corpo do inseto, consumindo uma grande quantidade de energia e também oxigênio, que são usados como combustível. A cor da luz varia de acordo com a espécie do vaga-lume e é determinada por pequenas variações nos compostos que participam das reações químicas.Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução podendo até serem extintos.
O SEGREDO DO CHOCOLATE
Mais de 600 substâncias químicas
Rei das sobremesas, os chefs o incluem cada vez mais na elaboração de primeiros e segundos pratos, pois seu sabor combina tanto com pratos doces como salgados. No entanto, até agora o consumo do chocolate acontecia apenas por prazer, para enriquecer o paladar, graças ao sabor tão delicado do alimento. Porém, sabe-se hoje que o chocolate possui 600 substâncias químicas, das quais, grande parte possui propriedades de cura, mesmo que pareça assombroso que o chocolate possa servir para ajudar o sistema imunológico. Estas propriedades mágicas são possíveis porque o cacau possui um alto índice de flavonoide, substância também presente no vinho. Mas não apenas o flavonoide é bom para nosso organismo. O cacau também contém ferro, magnésio, cálcio, potássio, riboflavina, cafeína, fósforo, teobromina e taninos, substâncias que atuam como antioxidantes naturais.
A COR DA PELE NA ESPÉCIE HUMANA
COMO NOS EQUILIBRAMOS??
sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O inferno é quente ou frio?
É claro que este assunto está na forma figurada, se o inferno existe ou não é um assunto para ser discutido pelos religiosos, e quem já foi espero que não volte para contar como é este lugar tão temido pela humanidade. No entanto, podemos fazer uma análise do inferno nos baseando no conceito dos processos endotérmicos e exotérmicos. Mas primeiramente uma definição dos diferentes tipos de reação frente ao calor:
Processo Endotérmico: é aquele que ocorre com absorção de calor.
Processo Exotérmico: é aquele que ocorre com liberação de calor.
Agora uma pergunta: a que taxa as almas estão se movendo para fora e para dentro do inferno? A resposta iremos ignorar, assumindo a seguinte posição: uma vez que uma alma entra no abismo ela nunca sai, apesar de algumas religiões defenderem o contrário. Portanto, existem várias previsões para as almas que entram para o inferno, sendo que, cada crença defende sua posição.
Por exemplo, algumas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para as trevas e não para a luz, supondo que quase todos fossem arder no “mármore do inferno”, como ficaria este lugar? Se não há almas saindo e com as taxas de natalidade e mortalidade aumentando a cada dia, podemos esperar um crescimento exponencial das almas, ou seja, uma superpopulação do inferno.
De acordo com a Lei de Boyle e seu princípio fundamental: Sob temperatura constante, o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo assim, para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Seguindo este raciocínio, temos então duas opções:
1. Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir;
2. Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.
Voltando a pergunta inicial: O inferno é endotérmico ou exotérmico? Levando em consideração tudo que já foi proposto sobre o inferno, é mais fácil acreditar que é exotérmico e que a temperatura e a pressão aumentam cada vez mais: é um verdadeiro fogo que queima sem cessar!